Se você pesquisar na internet “cuidar dos cabelos” irão aparecer mais de 1 milhão de resultados, entre eles, informações confiáveis de especialistas e infelizmente, informações baseadas em “achismos” e experiências capilares domésticas que nem sempre surtem efeitos para todo mundo.
Tudo bem que o objetivo é ajudar, mas esses “achismos” podem se transformar em mitos, e nesse ponto fica difícil de distinguir o mito da verdade.
Pensando nisso, juntamos as 7 principais dúvidas de internautas e clientes a respeito de mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos.
1 – Cortar o cabelo ajuda no crescimento e deixa os fios mais fortes?
MITO! O corte só vai melhorar na questão estética do cabelo, com o corte você mantêm o estilo e retira as pontas duplas e ressecadas, mas é só isso!
O corte não afeta o bulbo capilar que é um dos responsáveis pelo crescimento e qualidade dos fios.
Se você deseja cabelos brilhantes e macios, a primeira coisa a fazer é investir em uma dieta balanceada. Acompanhe próximo post, darei dicas de quais alimentos consumir para garantir madeixas lindas para o verão.
2 – Lavar todo dia danifica o cabelo?
MEIA-VERDADE! Se é que existe! Essa é uma questão muito polêmica, que depende de vários fatores como tipo de cabelo, clima, estilo de penteado e de vida.
Tipo de cabelo: Se seu cabelo é muito seco, lavar todos os dias não é recomendado.Se possível, intercale os dias e não abra mão de produtos para uma hidratação ultra poderosa. Agora se seu cabelo é oleoso, lavar todos os dias irá ajudar a retirar os resíduos do couro cabeludo, evitando coceiras e dando um aspecto mais saudável.
Clima: Como nosso país tem o clima muito instável, isso vai variar com a região e clima. Em regiões e períodos mais quentes é recomendável lavar os cabelos todos os dias, se puder, opte por usar água fria. O mesmo vale para áreas praianas. Se o clima for frio, você pode intercalar as lavagens.
Estilo de penteado: Se você usa leave-ins, géis, pomadas, sprays e outros produtos que possam ficar acumulados, lave os fios com mais frequência.
Estilo de vida: Você pratica com frequência exercícios físicos? Correr, nadar, aeróbica, academia, obviamente geram suor e o sebo natural no couro cabeludo, também não tem jeito, lave.
O importante é que você escolha produtos adequados ao seu tipo de cabelo, se tiver dúvidas, vá até um salão ou consulte um especialista, eles indicarão o tratamento adequado para você.
3 – Água quente danifica os fios?
VERDADE! A água quente resseca os fios e aumenta a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Resultado, você fica com o cabelo armado e com frizz e o couro cabeludo oleoso.
O ideal é usar água fria, mas água morna já resolve a questão, e nada de ficar muito tempo no banho!
4 – Colorir os cabelos pode causar a queda dos fios?
MITO! Colorir os cabelos afeta apenas os fios, a raiz não é alterada. A queda do cabelo pode ocorrer caso a pessoa já tenha pré-disposição a algum problema que é agravado pela pintura. O ponto a se observar, são os produtos. Qualidade é essencial. Se você tem dúvidas, não compre, e se não conhece, peça referências aos amigos e profissionais que já tenham usado o produto.
5 – Estresse influencia na queda do cabelo?
VERDADEIRO! O estresse prolongado ou tramas emocionais podem afetar na produção e enfraquecer os fios, porém, esse problema só dura enquanto houver o estresse, a partir do momento que você retomar práticas saudáveis e equilíbrio, o cabelo volta a crescer.
6 – Os fios caem com mais frequência após o parto?
VERDADEIRO! Entre 4 e 6 meses após o parto é comum ter a queda abundante dos fios, essa alteração volta ao normal gradativamente, e o problema só persiste caso a gestante já tenha algum problema de alopecia hereditário.
7 – O cabelo se acostuma com o xampu?
MITO! Existem inclusive estudos científicos que comprovam que o uso prolongado de um mesmo produto aumenta sua efetividade. Vários fatores podem ocorrer para que esse mito tenha se fortalecido.
O primeiro deles é usar o xampu inadequado ao seu tipo de cabelo, que com o passar do tempo acumula resíduos nos fios, deixando a aparência diferente da inicial.
Para as mulheres, mudanças hormonais podem alterar a estrutura dos fios, que por sua vez, apresentam uma aparência diferente. Nestes casos, o melhor é procurar um dermatologista para indicar qual melhor produto a ser usado.
Eai gostou? Não deixe de acompanhar nossos posts, só aqui você recebe as melhores dicas para manter seu cabelo lindo o ano inteiro.
E não se esqueça, estamos montando um post super especial sobre alimentos que deixam as madeixas saudáveis!