Inverno x Cabelo: Passos simples para você ficar linda durante toda estação

Inverno x Cabelo Passos simples para você ficar linda durante toda estação

Com a temperatura caindo nosso organismo muda, assim como nossos hábitos. Nesse período é comum ingerirmos comidas mais gordurosas. Porém, os efeitos não refletem somente em nosso peso, mas em nossa pele e cabelos que também são afetados. Para ajudar, a falta de umidade no ar colabora pra que as madeixas fiquem uma verdadeira juba leonina.

Por esses motivos, o tratamento do cabelo continua sendo necessário. Esse esforço acaba valendo a pena. Afinal, você estará linda durante todo o ano.

12 meses de hidratação

Muitas meninas só pensam em hidratação no verão, mas no inverno, a hidratação vale como uma forma de manutenção dos fios. A falta de umidade age diretamente nos fios que tendem a ficar ressacados.

O que fazer?

Essa dica é principalmente para as meninas de cabelos cacheados ou ondulados.

Se você já faz hidratação a cada 15 dias no verão, continue fazendo no inverno. No mercado existem vários cremes de hidratação rápida. Agora, se o cabelo já está com aspecto de ressacado, vale a pena fazer hidratação uma vez por semana. Não se esqueça do leave-in, após o banho.

Banho quentinho

Confessa, é mais forte que a gente. No inverno, a tendência é ficarmos uns minutos a mais no banho, e claro, com a temperatura no famoso “pelando”. Mas esse é um verdadeiro perigo para os fios e para pele também.

A água muito quente retira a oleosidade natural do couro cabeludo e da pele. Você sairá energizada do banho, mas o seu cabelo ficará fragilizado, e em pouco tempo, você poderá identificar pontas duplas, fios quebradiços, sem brilho e aspecto ultrarressecado.

O efeito contrário pode ocorrer, com a falta dessa proteção, o seu corpo produz mais lubrificação e o cabelo fica oleoso com o aspecto de sujo.

O que fazer?

Fuja do banho quente. Ideal mesmo é usar água fria, mas convenhamos que no inverno não tem condições, por isso opte por água morna. Aproveite o banho e massageie o couro cabeludo com movimentos circulares, isso aumenta a oxigenação da área, permitindo a aceleração do crescimento dos fios.

Não abuse do secador

Como no inverno o cabelo demora mais para secar, e é comum usarmos o secador com mais frequência. Entretanto, o uso contínuo causa enfraquecimento dos fios.

O que fazer?

Antes de secar, use um protetor térmico ou reparador de pontas, e quando estiver usando o acessório, evite deixá-lo próximo aos fios. Distância de 20 centímetros pelo menos é o ideal.

Madeixas molhadas

Meninas, essa dica é meio batida, mas é bom reforçar. Se você não quer enfraquecer os fios, desenvolver queda de cabelo e até fungos e bactérias no couro cabeludo, nada de dormir com cabelo molhado.

O que fazer?

Use o secador com creme termoativado.

Oleosidade nos fios

No inverno, para algumas mulheres é comum o cabelo apresentar mais oleosidade, e em excesso, causa coceira, caspa e em casos mais severos, fungos.

O que fazer?

Usar xampu antirresíduos pode dar uma força, mas o mais indicado entre profissionais é lavar os cabelos diariamente, nunca na noite. Evite aplicar condicionador, leave-in ou creme de hidratação na raiz. Se a oleosidade estiver muito acentuada, vale procurar um profissional que aplicará óleos essenciais específicos para diminuir o problema.

Gostou? Confira os outros posts, tem várias outras dicas te esperando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *