Hidratação, reconstrução, umectação? O que eu faço no cabelo?

tratamento para os cabelos o rei dos cabelos

A preocupação das mulheres com a saúde dos fios vai além do uso de um shampoo e condicionador, por isso muitas recorrem a opções para tratamentos caseiros. Atualmente existem tantos produtos no mercado que fica até difícil escolher.

No post de hoje, vamos explicar um pouco de cada tratamento que você pode fazer em casa, assim dá pra decidir qual o melhor para o seu cabelo.

O primeiro passo é identificar qual o melhor tratamento para você. Antes de tudo é muito importante saber qual o tipo do seu cabelo, porém tome cuidado se ele estiver com alguma química – escovas, tintura, descoloração.

Com isso em mente, veja agora os tratamentos mais comuns e como usá-los a seu favor:

Hidratação

 tratamento para os cabelos o rei dos cabelos

Em geral, todo cabelo precisa de hidratação, e deve ser feita uma vez por semana ou a cada quinze dias, vai depender se o seu cabelo estiver muito danificado. A função da hidratação é repor a umidade natural dos fios, devolvendo a maciez e a maleabilidade, e dando um aspecto muito mais saudável ao cabelo.

A hidratação é o método mais simples, sendo indicada para cabelos com química, crespos e afros.

Para o primeiro tipo, os fios perdem as propriedades naturais, e por isso, precisam da hidratação. Já para os cabelos crespos, os nutrientes não penetram na fibra capilar, devido à estrutura ondulada dos fios.

Para os cabelos muito danificados pela química, o ideal é procurar um profissional para fazer sessões de tratamento mais profundas,aliando a métodos caseiros também.

Normalmente as máscaras de hidratação possuem em seus ingredientes extratos de vegetais ou frutas, pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, são os mais comuns.

 Umectação

A umectação também é conhecida como nutrição. As máscaras com esse rótulo repõem os lipídios dos fios, isso devolve a oleosidade natural e necessária para o cabelo crescer mais saudável, conferindo o brilho, força e vitalidade.

A umectação é a combinação de óleos vegetais. Os mais conhecidos são: o óleo de argan, macadâmia, amêndoas, linhaça, ceramidas, tutano, manteiga de karité e muitos outros.

[ + ] Confira nosso post sobre óleos exóticos para turbinar os cabelos.

As máscaras de umectação ou nutrição não são indicadas para cabelos oleosos. Por conterem um ou mais óleos naturais é muito provável que seus fios fiquem mais oleosos.

Reconstrução

O procedimento mais adequado para cabelos com tratamento químico é a reconstrução capilar, isso porque  as proteínas e aminoácidos perdidos, são devolvidos durante este processo.

Os ingredientes mais comuns em máscaras de reconstrução são a queratina, creatina, arginina, cisteína e colágeno.

A máscara de reconstrução só vai ajudar a repor alguns componentes dos fios, por isso, é indicado fazer máscaras de hidratação também, desse modo os cabelos adquirem brilho.

tratamento para os cabelos o rei dos cabelos

Bônus

  1. Qualquer tipo de cabelo com ou sem química precisa de ingredientes para fortificar os fios, uma hidratação a cada quinze dias é sempre bom para todo mundo;
  2. Fique de olho na ordem dos ativos que estão no rótulo, o primeiro a ser citado é o que está em maior concentração. Veja neste post mais informações sobre rótulos de produtos;
  3. O efeito da máscara também vai depender do estado do cabelo, se ela for hidratante e reconstrutora ao mesmo tempo. Entretanto se o cabelo estiver muito danificado, o efeito será mais reconstrutor do que hidratante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *