Dia do Cabeleireiro

O Rei dos Cabelos parabeniza a todos os cabeleireiros pelo seu dia. Não poderíamos deixar de lembrar daqueles que nos ajudam diariamente a deixar o mundo mais bonito!

dia_cabeleireiro_oreidoscabelos

No Brasil o dia do cabeleireiro é oficialmente comemorado neste dia 19 de janeiro, de acordo com a Lei 12.592, que institui as profissões de cabeleireiro, manicure, maquiador e outros profissionais relacionadas à beleza.

Há comemorações sobre este ofício também no dia 03 de setembro, data sugerida por sindicatos da classe; ou ainda em 03 de novembro, esta última relacionada ao padroeiro dos cabelos, São Martinho de Porres.

A preocupação em tratar e arrumar as madeixas já vem datada da pré-história, onde em sítios arqueológicos foram encontrados navalhas de pedra e pentes.

Contudo, o Egito é famoso pelo cuidado com a estética. Nesse período das grandes dinastias, foram desenvolvidas perucas sofisticadas, mostrando a habilidade desses profissionais, que tinham alto prestígio na corte dos faraós.

Em Atenas, os gregos foram os primeiros a criar salões de cabeleireiro, denominados (koureia), construídos em praças públicos. Escravos especiais eram responsáveis por cuidar e perfumar os cabelos.

Nos séculos XVIII e XIX a moda francesa já dominava o mundo, os jornais eram responsáveis por disseminar os estilos da elite. Leonard, Autier e LegrosRumigny foram os primeiros cabeleireiros que prestaram serviços à Rainha Maria Antonieta.

Na década 20, o corte de cabelo curtíssimo conhecido como “La garçonne” refletia a independência e vida social ativa das mulheres. Tido como uma forma de protesto contra as tradições e cabelos compridos que as mulheres eram obrigadas a manter na idade média.

Hoje reina a variedade. Diversos cortes, comprimentos e cores fazem parte desse universo de beleza e a única regra é se sentir bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *