Descubra porque mechas, reflexos e luzes são diferentes

As técnicas para tingimento e descoloração surgem aos montes, e na hora de você escolher qual é a melhor para valorizar seu cabelo, surge a dúvida: Não são todas iguais?

As diferenças são poucas, e a escolha do tipo de técnica (mecha, reflexo luzes) varia conforme o tipo de cabelo e resultado a cliente deseja. É importante lembrar que um bom profissional conhece detalhadamente o processo de cada técnica, e pode aconselhar qual a melhor se adéqua a cada tipo de cabelo.

Vamos lá!

MECHAS

As mechas andam em alta, um bom exemplo disso são as splashlights, ombré hair e as conhecidíssimas mechas californianas. A grande variação dessa técnica de mecha acaba confundindo muita gente, e parece que “técnica de mecha” é um nome genérico para todas as demais técnicas.

As mechas são marcadas com espessuras de 1,5 a 2 centímetros. Nelas, é comum escolher tons que contrastem com o tom original do cabelo. Outra principal característica da técnica se deve ao fato dela ser feita em áreas estratégicas, iluminando o rosto. Um bom exemplo de mechas são as coloridas, a cantora Avril Lavigne abusa muito dessa técnica.

Existem 4 variações muito conhecidas:

  • Californianas – feitas nas pontas, em alturas variadas conforme o tamanho do cabelo.São usadas principalmente no verão.
  • Ombrehair – é um efeito degradê, que se inicia do meio do cabelo para as pontas. A ideia é ir clareando sutilmente a área, essa técnica está em alta entre as celebridades e it-girls.
  • 3D – São mechas de até três tons diferentes aplicadas em todo o cabelo, desde a raiz até as pontas.

REFLEXOS

A técnica de reflexos consiste em criar mechas finas e marcadas em tom contrastante com a cor natural dos fios. Essa técnica é uma excelente alternativa para quem deseja disfarçar os fios brancos. É muito importante conversar com o profissional e pedir opiniões sobre o tom certo das mechas, pois caso contrário o efeito pode ficar muito artificial.

LUZES

As luzes são responsáveis por oferecer um aspecto natural mais iluminado para os fios.

Normalmente é usada uma touca com pequenos furos, por onde o cabelo é puxado. Na sequência é aplicado um descolorante ou um tom mais claro que a cor natural.

A técnica de luzes é uma ótima opção para deixar em evidência o corte ou para quem deseja clarear o cabelo. Os fios vão sendo clareados a cada sessão até chegar ao tom de loiro desejado.

BALAYAGE (Bônus)

A balayage é uma técnica francesa que consiste na aplicação de 2 ou 3 tons diferentes somente na parte superior e têmporas do cabelo. A técnica é manual e solta, ou seja, o profissional não utiliza papel alumínio para fazê-la. A aplicação dá um ar mais suave e natural ao cabelo.

Uma das vantagens de usar essa técnica é pelo fato de não necessitar de muita manutenção, já que à medida que os fios vão crescendo, se misturam a parte pintada.

 Espero que tenha esclarecido para vocês, mas se tiverem dúvidas, podem perguntar que a equipe ORC terá o prazer de responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *