Autoestima x Perucas: Como elas podem ajudar

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photo-woman-pink-wig-glasses-image28162125

As perucas são sinônimo de estilo marcante. Estão presentes nas mais famosas passarelas do mundo e também na cabeça de muitas celebridades. São coloridas, longas, curtas e até divertidas, mas além da função fashion, as perucas podem ajudar muita gente a dar um “up” na autoestima.


As perucas são as grandes aliadas para várias mulheres que sofrem com problemas de alopecia, também conhecida como queda de cabelo. São normalmente indicadas para mulheres, e inclusive homens, que estão no processo quimioterápico devido ao câncer. Entretanto, também é comum encontrarmos o seu uso em pessoas que infelizmente sofreram algum acidente severo e que impediu permanentemente, o crescimento capilar.
Seja pelo processo quimioterápico ou pelo acidente, para as mulheres, a perda do cabelo causa grande desconforto com a própria imagem, além de gerar insegurança, a forte carga emocional faz com que essas mulheres cheguem a desenvolver depressão.
O uso da peruca é indicado por especialistas para que esse cenário seja revertido. Acompanhe algumas dicas e informações sobre o uso deste acessório.

Antes de comprar
Antes de desembolsar dinheiro e tempo, consulte dois especialistas: o seu médico e o seu cabeleireiro. O seu médico fornecerá informações médicas relativas à perda de cabelo e a saúde dessa região.
Já o cabeleireiro poderá indicar qual o melhor corte, comprimento e tonalidade para o seu tipo de rosto. Você pode aproveitar para inovar no visual.

Escolha o seu estilo
Antes de escolher existem 4 fatores que você deve avaliar para fazer uma boa compra:
• Tipo de fio (sintético ou natural);
• Comprimento do fio (longo ou curto);
• Confecção da peruca (manual ou industrializada);
• Quanto você pretende gastar.

Perucas sintéticas ou perucas naturais?
Sim, os fios sintéticos são mais baratos e a manutenção é mais simples. Porém, não oferecem balanço e a naturalidade dos fios naturais. Para quem usa uma peruca sintética deve passar longe de baby-liss, chapinhas, secadores e tomar cuidado com exposição prolongada ao sol.
A peruca com fios naturais permite que você alise, enrole e use o secador à vontade, garante também uma aparência mais natural para os fios. Mas atenção, a peruca com fios naturais exige mais cuidado na manutenção.
O comprimento dos fios, é claro, dependerá exclusivamente do seu gosto.

Diferença em usar um modelo industrializado ou artesanal
É inegável que a forma como a peruca é confeccionada afeta no resultado final.
A confecção industrializada consiste em uma trama dos fios em forma de linha que posteriormente aplicada na peruca montando-a. Ao virar a peruca do avesso é possível identificar como foi fabricada. Os modelos industrializados não oferecem muita naturalidade, entretanto possuem lacunas entre uma fileira de fios e outra para a circulação de ar, isso as torna confortáveis.
A confecção artesanal apresenta mais balanço e naturalidade, e como os fios são unidos individualmente, permite o uso de acessórios para o cabelo, como presilhas.
Há uma variação da confecção artesanal que é conhecida como peruca sob medida, ou seja, a peruca é desenvolvida unicamente para quem a encomenda. Esse modelo é o mais caro do mercado e demora até 2 meses para ficar pronto.Contudo, apresenta um resultado superior e diferenciado dos demais modelos de peruca.
Ao escolher qual modelo é melhor para suas necessidades, não se esqueça de comprar alguns acessórios úteis para a manutenção, como suporte para armazenar a peruca, escova, sprays, shampoo e condicionador próprios.

Um comentário sobre “Autoestima x Perucas: Como elas podem ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *