As melhores dicas para definir os cachos e ondas do seu cabelo

cachos e encaracolados

Os cabelos cacheados ou encaracolados são uma das maiores características das brasileiras. Entretanto, muitas ainda optam por alisá-los e não é à toa, pois a cabeleira cacheada dá muito mais trabalho do que um cabelo liso.

O trabalho é árduo, mas quem tem cabelos encaracolados bem cuidados não quer mudar.

Então montamos esse post para você que está querendo alisar as madeixas ou precisa dar um up nos seus cachinhos e ficar com eles definitivamente.

Para começar é importante entender o “porquê” da existência dos cachinhos.

Funciona assim

De acordo com o site wisegeek, cientistas do instituto L’oreal  Paris, afirmaram que o responsável pelo surgimento de fios lisos ou ondulados é o formato do folículo piloso, ou seja, a estrutura responsável por produzir os fios.

Essa ondulação nos fios impede que toda a oleosidade secretada pelas glândulas sebáceas se espalhe igualmente por todo cabelo, fazendo com que o couro cabeludo fique mais oleoso e o restante do cabelo mais seco.

Agora chega de teoria e vamos ao que interessa! CUIDAR!

 corte para cabelos cacheados

Corte

A primeira coisa a se pensar, é o que você deseja. Se você quer mais ou menos volume e cachos e ondulações maiores ou menores. Definindo isso, procure um profissional para fazer o corte que valorize seu rosto e acompanhe seu estilo.

Profissionais recomendam que o corte repicado na altura do peito, é o melhor para quem possui cachos. Atenção, quanto mais curto, mais encaracolado.

Banho

Como já explicado, os cabelos “não-lisos” – isso inclui encaracolados, cacheados, crespos e ondulados – são normalmente mais secos, portanto, fuja de água quente. Por mais tentador que seja um banho ultra quente no inverno, pense duas vezes antes de cozinhar embaixo do chuveiro.

A alta temperatura tira toda a oleosidade sebácea (natural), deixando os fios mais frágeis. Isso quer dizer que seu cabelo vai ficar mais armado, mais quebradiço, sem brilho e sem definição.

Amiga, eu sei que esse não é o seu desejo.

Se ainda assim, você não quer abrir mão do banho quente, a melhor alternativa é fazer pelo menos o enxágue com água fria, isso ameniza o efeito frizz.

 leave-in e escova juntos

Leave-in e o pente, para sempre juntos

Tire o excesso de água dos fios. O ideal é trocar a toalha por uma camiseta velha, pois o atrito do algodão da toalha com os fios causa o aumento de frizz. Isso não é uma regra, e a toalha não é proibida. Se ainda assim for usá-la, não esfregue, apenas aperte o cabelo até que o excesso da água seja retirado.

Separe o cabelo em 4 partes e aplique pequenas quantidades de leave-in no comprimento.

Penteie o cabelo úmido e já com o leave-in, opte por usar pentes de cerdas largas, isso evita que os fios quebrem. Após desembaraçar, amasse as mechas e os cachinhos surgem. Nesse momento você pode escolher entre secar naturalmente ou usar um difusor.

Difusor e babyliss

Assim como o secador e a chapinha são aliados de quem possui fios lisos, o difusor e o babyliss são ótimos para fazer um penteado mais elaborado ou secar o cabelo com mais cuidado.

O difusor deve ser usado com baixa velocidade e temperatura média. Vale lembrar-se da importância do uso do protetor térmico, tanto na hora de usar o babyliss quanto o difusor.

 hidratação

Hidratação

Não adianta, se você não dedicar alguns minutinhos por semana para hidratar seu cabelo, não há milagre que o deixe maravilhoso para aquela balada de fim de semana.

A hidratação não precisa ser necessariamente com produtos miraculosos, mas deve seguir uma frequência. Para os fios que estão muito ressecados, o indicado é hidratação uma vez por semana com produtos adequados. O mercado está repleto de produtos para as madeixas, então não vai ser difícil de encontrar cosméticos capilares.

Para as meninas que querem domar o frizz e o volume, aposte nos produtos com óleo de Argan, a hidratação pode ocorrer em um espaço maior, de 15 em 15 dias.

Se você gostou desse post, pode conferir também o post sobre cuidados com seu alongamento.

Já curtiu a página ORC no Facebook ?

 

Um comentário sobre “As melhores dicas para definir os cachos e ondas do seu cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *