4 dicas infalíveis de como cuidar do cabelo no sol

O Brasil é um país tropical, e por esse motivo, o sol se faz presente a maior parte do ano. Esse é uma das razões que você precisa cuidar do cabelo no sol, protegê-lo. É preciso dedicar um tempo especial e utilizar produtos específicos para que o cabelo continue saudável.

O fio do cabelo é formado por escamas que compõem a cutícula. Quando estão abertas, essas escamas removem a proteção do cabelo, além de provocar o frizz e pontas duplas. Elas precisam estar fechadas para assegurar a hidratação dos cabelos. Já é sabido que ficar exposto ao sol por muito tempo prejudica a pele. Agora, poucas pessoas parecem saber que os raios ultravioletas também são prejudiciais para os fios de cabelo. Eles ficam ásperos e a quantidade de queratina é afetada.

Efeito do sol

Um dos principais efeitos da exposição excessiva ao sol é o ressecamento dos fios. Isso porque quando ficamos muito tempo expostos ao sol, os raios ultravioletas deixam a cutícula dos fios fragilizada. Se isso acontece, a estrutura do cabelo fica danificada. A cutícula abre e o cabelo fica com pontas duplas e ressecadas porque perde água e nutrientes. Alguns produtos protegem o cabelo contra essa radiação. Um cuidado importante é cortar as pontas dos cabelos. Dessa forma, as pontas duplas são eliminadas e você reduz a chance de os cabelos ficarem ressecados.

Assim como a pele, os fios de cabelos devem receber atenção durante a exposição solar. Ficar sob o sol por muito tempo pode deixar os cabelos ressecados. Por isso, é importante adotar medidas de proteção que vão ajudar a manter a saúde dos fios, como:

  • Usar produtos com filtro UV que ajudam a bloquear os raios de sol
  • Usar chapéu na praia, na piscina e na cidade também;
  • Prender o cabelo em um coque também ajuda a proteger os fios;
  • Hidratar os fios sempre!

Outra medida importante para cuidar do cabelo no sol e em qualquer situação é a alimentação. Para ter uma pele saudável e cabelos bonitos é preciso cuidar também do que comemos.

Um produto que pode proteger as madeixas são os óleos. Eles ajudam a formar uma capa protetora que evita o ressecamento dos fios. Lembre-se de não utilizá-los durante o dia, pois o sol pode queimar os fios caso estejam com os óleos. Dias de sol são lindos e a vontade é de ir pra rua, mas não se esqueça de cuidar do cabelo no sol, assim como da pele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *